Receitas de Família da Vovó Maria

Receitas de Família da Vovó Maria

Caldo de peixe à maneira de Neroci

Essa receita foi passada por uma pessoa muito especial e sensível. Dos vários ensinamentos que nos deixou, um deles é que a simplicidade e humildade são grandezas de alma.

Quando você for fazer essa receita, faça para pessoas que queira acarinhar.

Vamos aos ingredientes:

 

  • 04 postas do peixe garoupa sem pele (fatias grossas) ou um peixe de sua preferência;
  • Temperos verdes (cebolinha, salsinha, alfavaca)  à vontade;
  • 08 tomates picados com sementes e pele;
  • 06 cebolas médias picadas;
  • 01 caixa de extrato de tomate sem tempero;
  • 1 kg de farinha de mandioca fina de boa qualidade;
  • Azeite de oliva ou comum;
  • Sal a gosto;
  • 2 litros de água fervente.

 Rendimentos: Para 6 pessoas à vontade.

Modo de preparar:

Empane as postas da garoupa na farinha de mandioca e as frite levemente.  Reserve-as.

Em uma panela grande, de preferência de barro, coloque o azeite até que tampe o fundo da panela. Em seguida, coloque a cebola para refogar, acrescente o tomate e, por último, os temperos verdes. Refogue tudo em fogo alto e coloque um litro de água fervente. Após a fervura de todos os ingredientes, abaixe o fogo e acrescente uma caixa de extrato de tomate ao natural para dar uma leve coloração vermelha. Quando levantar fervura, acrescente as postas delicadamente na panela, mexendo sempre que necessário para não grudar. Por fim, acrescente sal a gosto e o restante da água. Tampe a panela e deixe o alimento cozinhar por uma hora, lembrando sempre de mexer. Acrescente mais algumas folhas de alfavaca.

Modo de Servir:

O encanto desse prato vem neste momento, ao servi-lo. Os próprios convidados se direcionarão até a panela e terão o prazer de preparar seu próprio pirão. O prato pode ser preparado de duas formas: um pirão mais concentrado ou mais líquido – para um pirão mais líquido, acrescente mais caldo. Existe também a opção de saborear o peixe separado do caldo.

Pirão concentrado: Deixe a panela no fogo baixo –  o segredo do caldo é estar sempre quente. Pegue um prato fundo, acrescente duas colheres de farinha de mandioca. Em seguida, coloque o caldo e o peixe. Neste momento, com o auxílio de um garfo, mexa rapidamente, a fim de harmonizar todos os ingredientes e o cozimento da farinha. Pronto! Está feito o pirão. Agora é só saborear com um bom vinho ou, se preferir, com um suco de uva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *